VOLTAR

VOLTAR

quinta-feira, 17 de junho de 2010

40º SARAU LITERÁRIO - FARROUPILHA UMA CIDADE DE ENCANTOS.


         No dia 09 de junho, o turno da noite apresentou o 40º Sarau Literário, uma atividade que faz parte do Projeto Caminhos da Leitura.
        Cientes da importância de se conhecer a realidade local, foi desenvolvido o projeto sobre o município de Farroupilha, no qual foram contempladas atividades em que o educando teve consciência de sua situação sócio-política-histórica-econômica.        Identificou-se as influências exercidas por outras culturas em nosso município, produzindo a diversidade cultural. Diagnosticado o cenário atual, o aluno pode perceber-se como elemento atuante e modificador do seu meio, e assim, valorizando sua comunidade e exercendo sua cidadania.



Nosso município conta com personagens importantes da literatura local:
“Pra não dizer que não falei de flores...” Nosso escritor poeta Armando Wartha, com maestria e sensibilidade fala da simbologia da flor; rosa amarela, branca, vermelha, rosa cor de rosa. Também foram recitadas as poesias Magia do Olhar de nossa respeitada escritora Marlene Rozina Feltrin, “Nova Milano” do escritor Padre Oscar Bertholdo, a letra de uma das mais conhecidas músicas compostas pelos imigrantes sobre a viagem à América e sobre a vida nas terras brasileiras: “Mérica, Mérica”.

A aluna Caroline da totalidade 6, engajou-se no projeto da escola, e tendo como inspiração nossa cidade, escreveu uma linda poesia “Farroupilha”.

Histórias, poesias, músicas, teatro, vídeos fizeram desse sarau que valorizou não só nosso município, mas todos os que participaram dele.